A FOTO


2012-06-27

Mais fotos de futebol

Encontrei mais duas fotos tiradas no campo de futebol da AEIST.


Na primeira destas fotos, tirada no mesmo dia da foto da capa do nosso  livro, vê-se a Paula a dar o pontapé de saída, sob o olhar vigilante do árbitro Santos Marques e o meu olhar expectante e duvidoso do que aquilo ía dar. E com razão porque, como se vê na foto inclusa no post do Jaime Mendes do dia 4 de Junho, que recorda o momento imediatamente posterior a este, a Paula, quando chutou a bola, fez voar o sapato e teve que me vir pedir apoio para a sua recuperação. É preciso ver que tudo isto se passava numa época em que era ainda muito raro as mulheres jogarem  à bola.




Na segunda foto, tirada no mesmo local mas noutro dia, estão, da esquerda para a direita: em pé, eu, o Rui Martins e um voluntário que não identifico recrutado para jogar à baliza; e de cócoras, o José Gameiro e o Carlos Marum. Não sei qual foi a equipa adversária.



2012-06-26

Comentários críticos pertinentes do António Redol

O nosso amigo António Redol, um dos participantes na foto da capa do livro (o primeiro em pé, à esquerda), enviou-nos um mail com dois comentários críticos muito pertinentes e que aqui divulgo.


O primeiro tem a ver com um erro na legenda da foto que está na página 12 do livro - o nome dele é António Mota Redol e não António Alves Redol. Este era o nome do seu  pai, como bem sabemos. Acho que lhe são devidas as nossas sinceras desculpas por este lapso.


O segundo tem a ver com a forma como, por vezes, no livro (por exemplo, na Introdução e na contracapa) se designa por extenso a AEIST. A forma correcta é Associação dos Estudantes do IST, e não Associação de Estudantes do IST.
Como bem diz o António Mota Redol, esta foi uma questão que deu muita guerra com o Ministério da Educação, que queria o de, para defender que a AEIST só representava os estudantes que eram sócios da Associação, reduzindo assim a sua representatividade..Os estudantes sempre reivindicaram que era Associação dos Estudantes, porque defendia os interesses de todos os estudantes do IST e a todos igualmente representava.


Como também fui sempre muito sensível a esta questão, utilizei a forma correcta no meu texto, mas é compreensível que a outros mais afastados das lides aasociativas (como o Raimundo, autor da Introdução) porque estavam envolvidos noutras frentes de batalha, lhes escapasse a nuance.


Como é evidente, estes erros serão corrigidos na próxima edição (a primeira deve estar quase esgotada).


A FOTO no Expresso (dois comentários)

Gostava de fazer dois comentários ao texto de José Pedro Castanheira, que está no post anterior.


Primeiro:pelo menos na parte que me diz respeito, não me parece correcto dizer-se que o texto se refere «apenas de passagem e de forma dir-se-ia envergomhada, à militância comunista». O meu texto cobre apena o período de Agosto de 1959 a Outubro de 1965 e a minha militância no PCP iniciou-se em Outubro de 1964, tendo sido logo preso pouco tempo depois, em Janeiro de 1965. Por outro lado, o camarada através de quem estava ligado ao PCP deu, nessa altura, o salto para França, para evitar ser também preso. Pouco depois de ter siso posto em liberdade em Março de 1965, foi-me marcado um novo contacto com o PCP, mas o camarada com quem iria ter esse contacto foi preso um ou dois dia antes do nosso encontro. Um terceiro contacto com o PCP só veio a ter lugar mais tarde, já depois de ter acabado o curso de Engenharia: foi feito pelo Raimundo Narciso, tendo então ficado ligado à ARA (Acção Revolicionária Armada), em actividades de apoio, até ao 25 de Abril. Como se sabe, deixei de se membro do PCP em 1991 e de toda a minha militância comunista não há nada de que me tenha de envergonhar.


Segundo: face ao que acima digo, não vinha ao caso explicar «como foi possível a um comunista português obter, em plena Guerra Fria, um mestrado numa universidade dos EUA».
De qualquer forma, não há muito para explicar. Estive a fazer a pós graduação nos EUA entre Março de 1971 e Junho de 1972, no àmbito de um acordo entre o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) onde entâo trabalhava e a Colorado State University, o qual contou também com o apoio de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Julgo que, nesse período, a PIDE não conhecia as minhas ligações ao PCP.

A FOTO no Expresso

No Suplemento ACTUAL do Expresso de  23 de Junho, José Pedro Castanheira escreve sobre o nosso livro. Aqui vai o seu texto:


2012-06-21

FOTOS DA FOTO




Duas fotos de um campo de refugiados no Malawi, a primeira foto está a P/B na pagina 268 do LIVRO A FOTO
" O Malawi era considerado o país mais pobre do mundo.....Na altura, o país era governado desde 1971 pelo Presidente Banda, vitalício. Em, 1993, o presidente foi derrubado e, curiosamente, o país tornou-se muito conhecido não pelos seus dramas humanitários mas pelo facto da Madona ter adoptado uma criança, o pequeno David Banda, embora a lei do Malawi não o permitisse."

Extracto do texto de Teresa Tito de Morais

2012-06-17

Eis como tudo se passou (2)

[Continuação da troca de emails que levou ao reencontro e ao livro A FOTO... (1º post de troca de emails, em 2012 - 06 - 05, neste blog)]

O primeiro encontro ocorreu em 17 de Abril de 2010, na casa da Teresa Tito de Morais e do Jaime Mendes no Ribatejo. Do grupo inicial de 21 colegas, dois já tinham falecido, José Gameiro  e Luís Bénard da Costa. Uma moça nã conseguimos descobrir, ainda, quem é. Apesar dos esforços expendidos só conseguimos juntar 12 dos 19 sobreviventes, com as respetivas famílias e muitas, muitas histórias para contar. Estiveram presentes, além dos que vieram a ser os oito autores do livro,  António Redol,  Mário Neto, Ernâni Pinto Basto e Carlos Marum. Ausentes nestes convívios por razões diversas: João Santos Marques (a viver na região da Covilhã) , Fernando Rosas, Rui Martins, Albano Nunes, Marília Vilaverde Cabral e João Resende.

Os emails que se seguem respondem à proposta de Raimundo para que escrevam um livro, proposta feita num email de Janeiro de 2010 reproduzido aqui.

De: Jaime Mendes
Enviada: quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010 15:35
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro
Acho uma excelente ideia. Temo que pelo menos uma pessoa recuse. Mas vamos para a frente.

Sempre era o meu sogro q esteve na reunião em Paris contigo e com o Álvaro Cunhal. Vou publicar qualquer coisa referente a isso no meu blog “A Viagem do Elefante”
Abraço
Jaime
[Jaime Mendes refere-se à 1ª reunião, clandestina, na escola de uma “mairie” dirigida pelo PCF, de delegações do recém-criado PS com o PCP, em Paris, em 11 de Setembro de 1973 – dia do golpe militar no Chile, chefiado por Pinochet. Eu (Raimundo Narciso) tinha dito ao Jaime Mendes que só me lembrava da presença de dois dos três elementos da delegação do PS: Mário Soares e António Macedo. Jaime Mendes informa-me - relembra-me - que o terceiro membro era o seu sogro, Tito de Morais]

De: Mário Lino Correia
Enviada: sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010 10:58
Para: Raimundo Narciso
Assunto: RE: Livro
De uma maneira geral, a coisa parece estar bem pensada.
Vamos, portanto, à primeira reunião plenária.
Um abraço
ML

De: Antonio Redol
Enviada: sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010 15:12
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro
Meu caro
Acho excelente a ideia, …Mas sou um defensor da "Memória", pelo que, por coerência, não poderia recusar.
Um abraço.
A. Mota Redol

De: carlos ferreira marum
Enviada: sábado, 23 de Janeiro de 2010 12:51
Para: raimundo
Assunto: RE: Vidas
… A ideia parece-me muito gira, sobretudo se os 19 - que até parece estarem todos vivos!!- participassem duma maneira ou de outra ; mas de grande dificuldade de execução , até porque há muitas vidas que se cruzam, afectos e até rancores que se avivam, protagonismos que emergem, branqueamentos e revisionismos à espreita ! No entanto trata-se de um projecto que apesar de difícil é aliciante se o soubermos bem  levar a termo ! 
Alinho no tal almoço, mas convém acertar a data, porque estou sempre a sair de Lisboa .
     Abraço
     C.M.
          Ultimamente tenho pensado perguntar à  Luísa Medeiros (Brito Mendes ) se não é a 6!!



De: Gomes de Pina
Enviada: domingo, 24 de Janeiro de 2010 17:46
Para: 'Raimundo Narciso'
Assunto: RE: Colegas
Caro Raimundo
A ideia do livro parece boa e ter pernas para andar. Da forma de ser atingida já deste algumas achegas. Tudo bem quanto ao encontro.
Agora a figura que identificas como o Fernando Rosas, a mim parece-me mais um colaborador da Associação da biblioteca ou turismo!
Um abraço
GP

De: Raimundo Narciso
Enviada: sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010 20:00
Assunto: Livro Colegas
Caros Amigos
Encontrei no Facebook o Luís Benard da Costa a quem pedi “amizade” Mas disse-me que não era quem procurávamos porque em 1963 tinha 11 anos. Depois concluiu que procurávamos o pai mas que este falecera em 2008. Agradeceu a fotografia que não conhecia.
Com a ajuda do Google …contactarei uma Amélia Santos Marques, do museu de Lanifícios da Covilhã que é da família do nosso ex-colega João Santos Marques.
 Quanto à miúda, a do meio, continuo sem saber quem é. Nem Nosso Senhor Google me está a ajudar. Pensei que pudesse ser a Teresa Bento. Não sendo Fica como a nossa Mata Hari...
Abraço
Raimundo Narciso


De: Raimundo Narciso
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 01:51
Para: Mário Lino Correia, Antonio Redol, Jaime Mendes


De: Raimundo Narciso
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 01:51
Para: Mário Lino Correia, Antonio Redol, Jaime Mendes
Assunto: FW: livro
... Jaime ainda não me disseste se vocês têm alguma relação estimável com o Albano e com a Marília e se podem convidá-los. E o Joaquim Letria? Não esqueças. Também não tenho nenhuma pista para o suposto João Resende. Se é quem penso esteve comigo numa reunião do CC do PCP, em Paris, em 1973. Foi preso quando regressou a Portugal…
Abraço
Raimundo

De: Jaime Mendes
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 14:00
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro Colegas
O local para a nosso encontro pode ser na minha " datcha ", quero dize, "cottage " perto de Santarém. Um sábado era um bom dia. A Teresa garante que a moça não identificada e que tu já intitulas de “nossa Mata Hari” não é a Teresa Bento.
Um abraço
Jaime


De: Joaquim Letria
Enviada: domingo, 21 de Fevereiro de 2010 21:15
Para: raimundo narciso
Assunto: Re: Livro colegas

Meu caro,

Agora, tudo ok. Recordo-me duma conversa acidental, recente, que tive com o Albano Nunes em que ele me perguntava se eu tinha fotos, ou documentos associativos, que o envolvessem a ele e que eu lhe pudesse fazer chegar. Confesso que me comoveu a justificação do pedido: tem um filho adolescente que não conhece nada do pai para trás e ele gostaria, por exemplo, de ter uma foto enquanto jovem para lhe mostrar, mas o período longo de clandestinidade "limpou-o" de qualquer tipo de "recordações". A foto já aqui está, o endereço dele é que desconheço para além do da Soeiro…
Meu caro, Fico a aguardar novidades e à disposição para o que possa ajudar!
Um abraço do
Joaquim Letria
______________________

 

2012-06-16

"A FOTO" hoje, no jornal I

O jornalista Nuno Ramos de Almeida entrevistou-os e o fotógrafo Manuel Vicente captou-lhes a imagem. Esta em que estão um pouco mais velhos porque a seguinte é de 1963.


2012-06-15

AS OUTRAS FOTOS

Muitas fotos enviadas pelos autores, tiveram de ser eliminadas para permitir uma edição ideal do livro A FOTO.
Coloco aqui algumas fotos que foram dispensadas e outras que nem cheguei a enviar



Casa onde nasci, a cruz assinala o local onde

ficou a placa do consultório

as 2 equipas que se defrontaram
Fim da recruta em Vendas Novas Março de 75, estou na 2º fila de pé o último à direita, com barbas

2012-06-14

Discurso do Magnífico Reitor no 10 de Junho

Em homenagem ao Magnífico Reitor, que solicitamente cedeu o Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa para o lançamento do nosso livro "A Foto"
 

2012-06-13

Ecos do lançamento de A FOTO

Notícia publicada no Diário de Notícias de 12 de Junho.

Lamentavelmente, o jornalista esqueceu~se, certamente por lapso, de inserir o nome da Noémia de Ariztía como uma das autoras do livro. Aliás, uma autora que está na génese do livro (ver o capítulo Introdução) e escreveu um capítulo muito bonito, cheio de aventuras e belas recordações.




2012-06-12

A FOTO e a AMIZADE ou a AMIZADE e A FOTO

O salão nobre da Universidade de Lisboa foi pequeno para a assistência que acorreu ao lançamento do livro A FOTO. Muitas pessoas acabaram por assitir de pé às intervenções de António Baptista Lopes, o editor, em nome da Âncora, Raimundo Narciso, em representação dos autores, do reitor António Nóvoa, nosso anfItrião e de Jorge Sampaio, na qualidade de antigo colega dos autores e apresentador do livro. O ambiente era o de proximidade e cumplicidade. Quase o de um convívio dos anos 60, ali evocados. A grande maioria eram amigos de todos ou de algum dos autores. As palavras ditas aos convidados evocaram a luta estudantil pela liberdade, no tempo da ditadura fascista, a coragem e abnegação de centenas ou milhares de jovens que arriscaram a liberdade, a segurança no seu dia a dia, o seu futuro profissional, que foram presos, torturados, condenados ao exílio ou obrigados à clandestinidade. Sempre sublinhada, nas intervenções, a AMIZADE, como leit motiv que guiou o reencontro dos amigos da foto e a escrita do livro que dele é a sua mensagem. 
_______________
Outra dimensão ao alcance de um clique

   

FOTOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO

Algumas fotos da sessão do lançamento do livro da FOTO, no salão nobre da reitoria da universidade de Lisboa




SESSÃO DE AUTOGRAFOS
MESA

UM DISCO PARA RECORDAR


Ora vamos lá a pôr alguma música neste Blog.
Para isso, nada melhor do que recorrer a um disco fabuloso a que faço referência no meu capítulo do livro. Trata-se do Quiet Village, editado em 1959, do músico americano Martin Denny e da sua banda. Este disco vendeu mais de um milhão de cópias e foi galardoado com um disco de ouro.
Martin Denny é, provavelmente, o mais importante compositor e intérprete de música exótica, um género que ele desenvolveu durante as suas estadias no Hawai e que é uma mistura de ritmos do Pacífico Sul, do Oriente e Latinos. Martin Denny construiu muitos instrumentos estranhos e exóticos para tocar a sua música, imitando sons de aves e rãs.
Descobri este disco em 1964, num quarto alugado na Praceta João do Rio onde o Raimundo Narciso vivia antes de passar à clandestinidade. Muitas vezes, à noite, um grupo de amigos reunia-se nesse quarto para discutir política, filosofia, cinema, literatura, música, etc, Nas noites mais quentes, o Raimundo fechava as luzes e abria a janela para entrar a aragem, mas corria as persianas de tabuinhas para não sermos alvo de olhares indiscretos da vizinhança, deixando, no entanto, espaços abertos entre as tabuinhas para o ar circular. E colocávamos o Quiet Village a tocar no gira-discos! O fremir das tabuinhas com a passagem da aragem combinava com a música, dando ao ambiente uma sensação de calma, de paz, de relaxamento que nunca mais esqueci.

Deliciem-se com duas faixas deste disco:
 http://soundcloud.com/user8040402/03-coronation
http://soundcloud.com/user8040402/11-pagan-love-song

2012-06-11

FERIAS NO BALEAL



As férias no Baleal, quando a praia ainda não tinha sido invadida por restaurantes e casas, foi  um dos episódios relatados no livro A FOTO, pelo menos por dois escritores: - Mário Lino e Teresa.
Foram na realidade umas férias inolvidáveis e que ficaram gravadas nas memórias dos dois casais. Por isso, junto umas fotografias que mostram bem o que era naquele tempo o Baleal.
E tão elegantes que nós eramos.

«...Por nosso lado, o Jaime e eu conseguíamos dar algumas "escapadelas". Uma vez levámos o irmão mais novo do Jaime, o Carlos, e um amigo* dele,para disfarçar perante os nossos pais, deixando-os no meio da estrada que liga Lisboa a Peniche e dizendo-lhes que daí a três dias nos encontrariamos nesse mesmo local e à mesma hora para voltarmos para casa. Acampámos com a Paula e o Mário Lino em duas tendas na praia do Baleal...» pg 253
* O amigo do meu irmão, o Helder, foi mais tarde um quadro destacado do MPLA.

O Público, o Euro 2012, e o segredo para derrotar a Dinamarca

Face à deceção frente à Merkel Alemanha, São José Almeida oferece a Paulo Bento a solução para derrotar a Dinamarca. (hoje, 2012-06-11, Público pág. 15)

O DN, hoje, vem assim, melhorado, com "A Foto"

João Céu e Silva fez uma excelente "apresentação" d' A FOTO, livro que, ao que me dizem, o NYT já indica como um sério candidato ao Nobel.

2012-06-09

OUTRA FOTO



A ideia de escrever um livro inspirado numa foto parece estar já a motivar também uns amigos que conheci em Moçambique e que me enviaram um mail nesse sentido, acompanhado desta  foto tirada em Maputo em 1977. Na fila de trás, eu sou o sexto a contar da esquerda.

2012-06-05

Eis como tudo se passou (1)

Em Janeiro de 2010 a Noémia Aríztia descobriu a fotografia de 1963 que abre este blog. Digitalizou-a e enviou-a ao Jaime Mendes e este reenviou-ma a mim. Seguiu-se uma troca de emails entre os que, desde aquele data, mantinham contactos. Procurámos os outros e preparámos o reencontro. De todos, se possível.
Vou agora, caros leitores, dar-vos conta de como tudo se processou. Selecionei as mensagens mais significativas que trocámos desde 2010 e vou oferecer-vo-las, aqui, em sucessivos posts. Se acharem que é transparência a mais, digam. Entenderia a vossa reação negativa dado que a prática dominante na vida política e económica do país nos desabituou de tal despautério.
Eis algumas das mensagens trocadas e imagens  do primeiro encontro, em 2010-04-17,  na casa de campo da Teresa Tito de Morais e de Jaime Mendes, na região  de Santarém.
___________________
De: Jaime Mendes
Enviada: segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010 15:36
Para: Raimundo Narciso
Assunto: AMIGOS DO PÃO [café Pão d'Açúcar]
Raimundo
Li o teu post e envio-te esta foto, com alguns amigos do Pão de Açúcar e não só. Onde estão vários ex-dirigentes partidários. Tu estás na 1ª fila.
Um grande abraço

Jaime 


De: Raimundo Narciso
Enviada: quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010 14:26
Para: Mario Lino
Assunto: foto Anexo: fotografia dos amigos.
Olá Mário
És capaz de me pôr aí, na volta do correio, o nome de todos? Entre a Paula e a Noémia Ariztia (nome do marido, artista chileno) está a tal moça que não identificámos. Será a tal Teresa de que falámos? …
Abraço
RN 

De: Mário Lino Correia
Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 10:57
Para: Raimundo Narciso
Assunto: RE: foto
Aqui vai a foto com os nomes de que consigo lembrar-me. Espero que estejam todos certos. Há 5 de que não me lembro. Se souberes quem são diz-me.
Aquela que tu dizes que é a Noémia, parece-se com a Manuela Almeida, mas tu lá sabes.
Um abraço
ML
De: Noémia de Ariztía
Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 16:13
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Gente
Aquele a quem o Mário Lino pôs o nº 3 é efectivamente o Fernando Rosas (bastante mais elegante ….)
A nº 6 não conheço. O nº 9 lembro-me muito bem da cara dele, mas acho que nunca lhe soube o nome. O 19 é o Joaquim José Letria.
É boa a fotografia não é? Velhos tempos e velhas amizades.
Creio lembrar-me que a Paula Correia era nessa altura namorada do Mário Lino. Não faço ideia se continuaram juntos.
E o Bénard da Costa que relação tem com o Bénard da Costa da Cinemateca?
O ano é 1962 ou 63, era numa altura de greves na academia, porque o Redol tem na mão um comunicado da Associação de Estudantes, creio que apelando à greve.
UM ABRAÇO.
Noémia
De: Raimundo Narciso
Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 18:44
Para: 'Noémia de Ariztía'
Assunto: Gente
Olá Noémia
A Paula casou e continua casada com o Mário Lino... Têm 2 filhos e três netos. O Bénard da Costa julgo que é primo do João Bénard que foi da Cinemateca e que é prof na Universidade Nova.
Um abraço
RN
De: Raimundo Narciso
Enviada: quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010 17:45
Para: Antonio Redol; Noémia Ariztia; Ernâni Pinto Basto; Carlos Marum ; Mario Lino; Paula Correia; Jaime Mendes
Assunto: Livro
Olá
A fotografia dos colegas de 1963 sugeriu-me a ideia de fazermos um livro. Vai tudo explicado no anexo. Digam-me o que vos parece ideia tão insensata.
Abraço
Raimundo
Anexo ao email :
Caras e Caros Amigos
Recentemente o Jaime Mendes enviou-me a fotografia anexa. Vinha com os nomes de alguns e pedia-me para identificar os outros. Apesar de várias ajudas ainda falta identificar uma colega.
Neste afã de colocar os nomes certos na respectiva imagem para nos reencontrarmos e redescobrirmo-nos ocorreu-me a ideia de escrever um livro, melhor ainda, escrevermos um livro. A minha proposta de título:
“Dos anos 60 ao século XXI”
21 trajectos de vida.
...
Propunha encontrarmo-nos a pretexto de que “Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto” [Mário de Carvalho dixit]. Podemos até tirar outra fotografia, nítida ou desfocada, como ficasse melhor J. ...
Dos anos 60 a 2010... Já repararam como o percurso destas pessoas pode dar uma ideia impressiva do que foi a caminhada de Portugal, de Santa Comba Dão a 2010? De como a vida é o caminhar de cada um e as circunstâncias do caminho?
Agradeço aos que agora contacto uma resposta, de preferência afirmativa.
Um abraço do v/ atento e agradecido
Raimundo Narciso

De: Noémia de Ariztía
Enviada: quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010 0:04
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro
Olá Raimundo.
Acho uma ideia um pouco louca mas entusiasmante. Se calhar, depois de tudo, até é capaz de não dar em nada mas .. tenho a certeza de que nos vamos divertir imenso. Já imagino os abraços, as histórias ... Acho que é de seguir em frente com essa ideia bem simpática.
Estava bem longe de imaginar, quando pedi ao meu filho para scannear a foto e a enviei a ti, ao Jaime, à Luisa, à Isabel, que ia ter este resultado. O título que ele pôs foi - "Colegas da mãe".
Um abraço.
Noémia

Da esquerda para a direita. Em pé: António Redol, Paula Mourão Correia, Noémia de Aríztia, Teresa Tito de Morais, Mário Neto. Na fila da frente: Jaime Mendes, Raimundo Narciso, Mário Lino, Carlos Marum, José Gomes de Pina, Joaquim Letria, Ernâni Pinto Basto.
__________________
A troca de correspondência que abriu o caminho ao reencontro e ao livro segue, em breve, num próximo “post” .

2012-06-04



Sempre era um jogo de futebol de cinco, aqui está a prova.
À direita quase a sair da foto, eu pontapeando a bola. O Marum como sempre completamente distraído, de costas vê-se o Gameiro e ao fundo Mário Lino a ser assistido pela Paula e mais longe o Pina e o Santos Marques a arbitrar. O Albano encostado ao poste de basquete a apreciar, seria o treinador de uma das equipas?
Raimundo

Aqui vai a minha estreia no nosso blogue.

O meu avô paterno dizia: -" Um homem só se sente realizado quando, fizer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro.
Estou realizado só me faltava escrever um livro, mesmo sendo um livro a 8 mãos.

O livro, A FOTO E o Reencontro Meio Século Depois, saiu da forma e já o li e reli, talvez numa atitude narcisista, e como em todos os trabalhos, existem sempre gralhas que passaram às sucessivas revisões. Uma delas é na página 255, no texto da Teresa: - Llorca em vez de Lorca - , a referência é ao poeta-menino Garcia Lorca, assassinado pelos esbirros fascistas das tropas de Franco durante a Guerra Civil Espanhola.

Mas o mais importante, neste livro que relata retalhos das nossas vidas, foi nunca se ter mascarado a  verdade.

Convido mais uma vez todos, leitores e não leitores do blogue, a estarem presente no dia 11 de Junho, às 18,30h no salão nobre da reitoria da universidade clássica de Lisboa.


Alguns dos autores a relerem os textos.


Prometo voltar a escrever para contar com mais pormenor certos episódios relatados no livro.