A FOTO


2012-06-12

UM DISCO PARA RECORDAR


Ora vamos lá a pôr alguma música neste Blog.
Para isso, nada melhor do que recorrer a um disco fabuloso a que faço referência no meu capítulo do livro. Trata-se do Quiet Village, editado em 1959, do músico americano Martin Denny e da sua banda. Este disco vendeu mais de um milhão de cópias e foi galardoado com um disco de ouro.
Martin Denny é, provavelmente, o mais importante compositor e intérprete de música exótica, um género que ele desenvolveu durante as suas estadias no Hawai e que é uma mistura de ritmos do Pacífico Sul, do Oriente e Latinos. Martin Denny construiu muitos instrumentos estranhos e exóticos para tocar a sua música, imitando sons de aves e rãs.
Descobri este disco em 1964, num quarto alugado na Praceta João do Rio onde o Raimundo Narciso vivia antes de passar à clandestinidade. Muitas vezes, à noite, um grupo de amigos reunia-se nesse quarto para discutir política, filosofia, cinema, literatura, música, etc, Nas noites mais quentes, o Raimundo fechava as luzes e abria a janela para entrar a aragem, mas corria as persianas de tabuinhas para não sermos alvo de olhares indiscretos da vizinhança, deixando, no entanto, espaços abertos entre as tabuinhas para o ar circular. E colocávamos o Quiet Village a tocar no gira-discos! O fremir das tabuinhas com a passagem da aragem combinava com a música, dando ao ambiente uma sensação de calma, de paz, de relaxamento que nunca mais esqueci.

Deliciem-se com duas faixas deste disco:
 http://soundcloud.com/user8040402/03-coronation
http://soundcloud.com/user8040402/11-pagan-love-song

Sem comentários:

Enviar um comentário